quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto Erva-Mate

Projeto Erva- mate

    Antes de apresentar o projeto realizado e as conclusões, iremos colocar um pouco sobre a história da Erva-mate e algumas curiosidades que envolvem a mesma. Os primeiros a fazerem o uso da Erva-mate foram os índios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias do rio Paraná, Paraguai, e Uruguai, e na época da chegada dos colonizadores espanhóis.
    O tema escolhido para ser trabalhado é a planta Erva-mate por ser um dos principais símbolos do tradicionalismo gaúcho. É uma herança deixada pelos antepassados gaúchos que estimula a fraternidade, amizade, amor e a união. O chimarrão é uma das bebidas mais apreciadas pelo gaúcho, estando presente em todos os lares.  Em nossa região esta bebida é apreciada na maioria das casas, por ser uma região com grande influencia gaúcha. A professora também introduziu o hábito do tereré, mate-quente e chás em seu projeto.
   A escola CEM Cecília Meireles juntamente com a professora Lucia Ivete Rochenbach e os alunos do 5º ano B, desenvolveram o projeto Erva-Mate, com duração de vinte dias. Para a realização do projeto os alunos tiveram acesso à sala de informática educativa, aulas diversificadas sobre o cultivo da planta Erva-mate, elaboração de histórias em quadrinhos sobre a origem, costumes, lendas, apresentações de slides em dada show, aulas de ilustrações e pinturas sobre a planta e a elaboração de um caderno de receitas elaboradas pelos próprios educandos.
   Tendo como objetivo de resgatar nos alunos pré-adolescentes a cultura sulista do hábito de tomar chimarrão, oportunizando os alunos uma vivencia escolar envolvente e prazerosa por meio de mecanismos que possibilita os alunos a conhecer e aprimorar seus conhecimentos sobre essa cultura.











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário